Projeto leva fono aos alunos rede municipal

Desde 2014, todos os alunos da rede municipal de ensino recebem tratamento com profissional de fonoaudiologia. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos alunos nas escolas, além de prevenir problemas na vida adulta. Segundo o Departamento de Educação de Ibirarema, ano passado foram atendidos 80 alunos, sendo que 13 já receberam alta com 100% dos resultados alcançados. Em 2016, já são 84 crianças sendo acompanhadas.
Durante todo o ano letivo, os alunos que indicarem qualquer problema de fala e/ou linguagem são encaminhados para fonoaudióloga que faz avaliação profissional e determina o tratamento com atividades lúdicas ou de leitura e escrita, de acordo com a idade e necessidade de cada criança. A indicação para avaliação é feita pelos professores que acompanham os alunos em sala de aula, porém, os pais, percebendo alguma dificuldade no filho, também pode procurar a direção da escola para mais informações.
Para Andrea Cristina Alves da Lus Lopes, mãe do aluno Éryck Matheus Alves Lopes Cabral, o atendimento fonoaudiólogo ajudou muito no desenvolvimento da fala de seu filho. “Antes dele participar do atendimento, percebíamos a dificuldade dele em se comunicar, mas não sabíamos como resolver o problema o que nos deixava muito preocupados. Agora com o atendimento da fonoaudióloga percebemos o avanço no pronunciamento das palavras. Agora ele consegue se comunicar e já melhorou a escrita na escola”, explicou.

Postado por:
Categoria : Educação