Prefeitura realiza vacinação contra a febre a amarela

Entre os dias 07 e 17 de fevereiro, o Departamento de Assistência Social e Saúde realizou ação de vacinação contra a Febre Amarela. A ação tem caráter preventivo visto que, no mês de janeiro, foi diagnosticado um caso da doença na região. Até agora foram vacinadas 280 pessoas que circulam em zona de risco, ou seja, trabalhador rural, lazer em área rural e viajantes para as cidades com episódios da doença. As pessoas que se encontram nessas condições ainda podem receber a vacinação na Sala de Vacina ao lado do PSF I. A população em geral também está sendo vacinada todas as quintas-feiras, no mesmo local.
A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos silvestres, que vivem em área rural, e mosquitos urbanos, inclusive o Aedes Aegypti. Entre os sintomas mais comuns estão a icterícia, responsável pelo tom amarelado da pele e olhos, gripe, febre, dores no corpo, dor de cabeça, enjoo e vômito. Em alguns casos os sintomas podem evoluir comprometendo o funcionamento dos rins e do fígado. Em situações mais graves pode levar à óbito. É importante salientar que não há tratamento para a febre amarela, somente suporte para alívio dos sintomas. Sendo assim, o único jeito de se proteger da doença é a vacinação.
Crianças a partir de 9 meses idades podem receber a vacina em qualquer época do ano, assim como adultos até 60 anos. Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres que estejam amamentando até 6 meses de idade, pacientes de quimioterapia, radioterapia ou transplantados só devem tomar a vacina com prescrição médica. São necessárias duas doses para imunização completa contra a febre amarela.
Para maiores informações, é só comparecer na Sala de Vacinação, no PSF I de Ibirarema que fica na Rua Joaquim Batista Ribeiro, 287. O horário de atendimento é às quintas-feiras, das 13h as 16h30. Não esqueça de levar a carteira de vacinação.

Postado por:
Categoria : Saúde
%d blogueiros gostam disto: