Prefeitura oferece tratamento de psicopedagogia e fonoaudiologia para alunos

O Departamento de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Ibirarema oferece aos alunos da rede municipal de ensino atendimento gratuito com profissionais de psicopedagogia e fonoaudiologia. O objetivo é acompanhar e ajudar as crianças que apresentam qualquer tipo de dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento escolar, além de problemas com a fala e pronuncia dos fonemas. Atualmente, a cada semana são acompanhadas mais de 100 crianças entre de 3 a 11 anos. Todos os atendimentos são realizados na Escola Professora Augusta Novaes Coronado.

De acordo com a psicopedagoga Jaqueline Honda, a família também acompanha o processo de aprendizagem e é responsável pelo desenvolvimento da criança. “Às vezes é necessário que, além da orientação dos profissionais da escola, os pais também observem e ajudem neste processo em casa”. A fonoaudióloga, Débora Marques, explica que o tratamento é feito de forma responsável e profissional, buscando sempre a melhoria dos problemas das crianças. “Avaliamos a dificuldade de fala, leitura de escrita, pronuncia dos fonemas e problema com troca de letras, e assim disponibilizando todo o tratamento possível para que a criança evolua o máximo possível”, explicou.

Caso o responsável pela criança identifique algum problema no aprendizado ou na fala, é importante comunicar ao professor do aluno. A escola irá encaminhar para avaliação e verificação de tratamentos específicos.