IBGE e Prefeitura fazem reunião planejamento para o Censo 2020.

Na manhã dessa terça-feira (29/10/2019), no plenário da Câmara Municipal de Ibirarema aconteceu uma reunião de planejamento e acompanhamento para o Censo Demográfico 2020, que contou com a presença dos Diretores de Departamentos Municipais e representantes de setores. A reunião foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de seu representante Lucas Vieira Fantin, que teve como objetivo proporcionar a participação da comunidade local, dando transparência à operação do Censo Demográfico no município e buscando, junto à sociedade, apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.

Dentre suas principais atribuições estão:

– Apreciar os mapas para fins estatísticos elaborados pelo IBGE para orientar as equipes de campo e a divulgação de resultados;

– Promover a divulgação do Censo Demográfico junto à comunidade;

– Colaborar na instalação dos postos de coleta, auxiliando na disponibilização da infraestrutura necessária à coleta de dados e no deslocamento das equipes nas áreas rurais.

A nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas, contará com o apoio da administração municipal e, segundo Lucas representante do IBGE, será realizado no ano de 2020, um Processo Seletivo para contratar uma equipe, em caráter temporário, para realizar todos os serviços relacionados ao Censo 2020 em cada um dos municípios brasileiros. Para o município de Ibirarema está previsto a contratação de 01 ACM (Agente Censitário Municipal), 01 ACS (Agente Censitário Supervisor) e pelo menos 7 recenseadores. Assim que o Editar estiver disponível será publicado aqui.

O Censo 2020 está previsto para ser realizado de agosto a outubro do ano que vem.