O Brasão de Armas tem a seguinte interpretação:

– o escudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores de nossa Pátria.

– a cor sinóple (verde) do campo do escudo tem sentido heráldico de esperança, cortesia, civilidade, liberdade, alegria, amizade e abundância, alusão às terras ubérrimas do município, aos predicados de seu povo e à esperança em um futuro promissor e grandioso.

– o chaveirão, é a peça honrosa de primeira ordem, é signo hieroglífico dos telhados dos castelos, e, pois, a elevação moral do povo e sua vocação para elevar-se às culminâncias também de ordem material.

– as flores de Liz constituem o símbolo de Nossa Senhora de Lourdes

– a rosa heráldica é emblema de beleza, honra imaculada, pureza de costumes e nobreza, como todas as flores, também simboliza a esperança, complementando a mensagem do campo do escudo, para indicar a esperança em futuro próspero e feliz, diante do espírito nobre, honra e pureza de ideias dos municípios.

– o contrachefe (parte inferior do escudo), diminuto e ondulado, representa os cursos de água, a riqueza hidrográfica do município que é abundantemente irrigado, destacando-se entre outros, o Rio Pau D Alho que presidiu ao primeiro povoado, marco da fixação do homem ao local e ainda o Rio Novo, o Água da Onça, os Ribeirões Azul e Santa Rosa, mas, sobretudo, o caudaloso e imponente Rio Paranapanema.

– o metal de prata, tem significado de pureza, felicidade, temperança, verdade, franqueza, integridade e amizade, heráldica figuração dos atributos de administradores e munícipes e do clima de harmonia e compreensão de que desfrutam.

– a coroa mural é o símbolo da emancipação política e de prata com oito torres das quais unicamente cinco estão aparentes, constitui a reservada às cidades, as portas abertas de sable (preto), proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Ibirarema.

– as hastes de cana de açúcar e de milho, em franca produção, postas à destra e sinistra do escudo, atestam a fertilidade das terras generosas de Ibirarema, de que são importantes produtos e apontam as lides do campo como fator básico da economia municipal.

– no listel, o topônimo “IBIRAREMA” identifica o município.